Em dezembro de 1956, Frankie rouba de fez a cena e na estréia tanto que no primeiro LP do quinteto, vem o destaque na capa: The Teenagers Featuring Franky Lymon, deixando claro que ele é o destaque do grupo. O surpreendente êxito da banda converteu Lymon no primeiro ídolo juvenil afro-americano, e logo estavam tocando com grandes nomes como Little Richard, Bill Haley e The Platters. Também aparecem em alguns filmes de Alan Freed, Rock, Rock Rock (1956) e Mister Rock and Roll (1957). Mas a vida dos Teenagers com Lymon não durou muito e no princípio de 1957, o grupo se rompe durante uma tour pela Europa.
Lymon como artista solo não foi tão bem sucedido quanto o esperado. Em julho de 1957 apareceu em um episódio de The Big Beat dançando com uma garota branca e foi criado um tumulto. A direção do canal de televisão considerou um escândalo e o programa foi cancelado. Mas o pior veio depois: como qualquer adolescente, Frankie mudou de voz, e perdeu seu distinto timbre de soprano. Posteriormente Lymon passa a cantar em falsete, uma medida desesperada para se manter na música. Seu maior sucesso foi uma versão solo de Little Bitty Pretty One, de Thurston Harris, que só alcançou a posição 58 nas paradas, em 1960.
Viciado em heroína desde os 15 anos, ele passou a usar drogas com mais freqüência e sua carreira começou a ir ladeira abaixo. A gravadora rescindiu o contrato e o jovem entrou para um programa de reabilitação. Nos últimos anos de sua curta vida, Lymon teve tempo para se casar por três vezes, uma com a cantora Zola Taylor, dos Platters. Sua última aparição na televisão foi em 1965, no programa Hollywood a Go-Go, onde o cantor, aos 22 anos, tocou em playback “Why Do Fools fall in Love”. Tendo em conta que a canção foi gravada quando ele tinha 13 anos. Em 1968, ele finalmente conseguiu um contrato com a gravadora Big Apple para gravar material inédito. Frankie que tinha largado a heroína por três anos e resolveu celebrar esse novo contrato com um bom pico e foi encontrado morto por overdose, aos 25 anos.
A influência de Frankie Lymon é enorme, principalmente na gravadora Motown, influenciando as girls groups dos anos 1960. Diana Ross chegou a interpretar Why Do Fools fall in Love em 1981. The Tempetations, Smokey Robinson também reconhecem a sua influência. Mas foram o Jackson Five, de Michael Jackson, que mais foi influenciado por Frankie Lymon And the Teenagers. O produtor da Motown, Berry Gordy, baseou muito no material deles, lembrando da já citada canção The ABC´s of Love. Também copiando os aspectos estéticos destes.
Fonte: http://bagarai.com.br